Adega não gela? Conheça os principais motivos

sua adega não gela veja o que pode ser

Se você possui uma adega climatizada, então é importante que você conheça o seu funcionamento para determinar se está tudo certo. No mercado existem alguns tipos diferentes de armazenamento de vinho, mas todos eles devem estar em uma climatização certa.

Mas se a sua adega não gela, então chegou a hora de entender o que está acontecendo e verificar as possibilidades de conserto.

Para isso, abaixo vamos mostrar os tipos diferentes que existem e quais são os defeitos mais comuns para que seu armazenamento não esteja na temperatura ideal.

Confira!

Tipos de adega

Adega termoelétrica

Elas funcionam por meio da troca de calor que ocorre entre o aparelho e o ambiente externo. Essa adega possui uma placa de cerâmica que acaba absorvendo esse calor e mandando ele para fora.

Por meio desse processo, é possível manter a adega refrigerada a 10° C, sem a necessidade de grande quantidade de eletricidade.

Adega com compressor

Esse modelo é muito semelhante ao tipo anterior, mas a sua funcionalidade é diferente. Ele se assemelha a uma geladeira pequena, mas usada para vinhos.

A adega com compressor usa a eletricidade, mas para ativar o seu interior no processo de resfriá-lo. Ou seja, além de fazer o calor do interior sair, ela também injeta ar frio nos compartimentos onde ficam as garrafas.

Com isso a temperatura fica constantemente controlada, mesmo que no ambiente externo esteja muito quente.

Por que minha adega não gela?

Existem alguns motivos para que sua adega não esteja funcionamento corretamente. No entanto, é importante ressaltar que seja qual for o problema, você deve contratar uma assistência técnica especializada para avaliar a situação e consertar o defeito.

Defeito em algum componente das adegas de placa e cooler

Essas adegas possuem componentes fundamentais para o seu funcionamento. Por serem leves, elas podem ser instaladas em qualquer lugar, contudo, se o ambiente não for favorável e causar algum dano em uma das suas peças ela para de gelar a bebida, sendo necessário a troca.

porque adega de placa não gela

Vazamento de gás na adega com compressor

Esse modelo funciona como uma geladeira. Sendo assim, é importante que ela não fique parada, sem utilização por muito tempo, pois isso pode ocasionar vazamento de gás, estragando o termostato.

Variação de tensão elétrica

A queda de energia pode causar danificação à sua adega. Isso acontece porque a carga elétrica varia, podendo queimar alguma peça. Assim, seu aparelho não manterá a temperatura ideal, provocando falhas na refrigeração.

Caso seja percebido essa variação de energia na sua casa, é importante chamar um eletricista para ver as condições e consertar o problema.

Utilização de adaptadores

Algumas pessoas costumam usar adaptadores para ligar a adega na tomada. O problema é que para fazer isso, é fundamental que a peça esteja no padrão certo para que não cause falhas ao sistema.

Se o adaptador não for compatível, então a melhor solução é trocar a tomada.

Se sua adega não gela, basta avaliar as condições citadas acima e chamar um suporte técnica sempre que for necessário. Assim, você conservará seu aparelho e manterá seus vinhos sempre na temperatura ideal.

Se sua adega apresentar qualquer problema, entre em contato com a RJ Assistência Técnica e peça uma visita.

Topo