Já pensou em chegar em casa depois de um dia de trabalho e contar com uma garrafa de vinho “deliciosa” e pronta para ser servida? Isso é possível quando você instala adegas climatizadas na sua casa.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que é muito difícil ter um espaço apropriado para guardar suas bebidas, na verdade, com os cuidados certos, é possível não apenas ter uma adega, mas também preservá-la, estendendo sua vida útil e conservando melhor seus vinhos.
Pensando nisso, hoje, vamos mostrar como você pode manter seu armazenamento sempre em bom funcionamento e aproveitar os benefícios que ela traz.
Confira!
Como cuidar da adega climatizada?
Cuidar da adega não é algo complicado, basta seguir apenas algumas orientações e você poderá ter sempre um local adequado e conservado. Para isso, é fundamental:
Ficar atento com a temperatura
O vinho é uma bebida diferenciada, pois ele não pode ser servido nem muito gelado, nem na temperatura ambiente. O ideal é que a adega esteja em um clima que garanta a qualidade do líquido e o sabor quando o produto estiver sendo servido.
Sendo assim, é necessário que você regule bem a temperatura. Para armazenar as garrafas, o correto é que o local esteja aproximadamente a 12º C, podendo chegar no máximo a 24º C.
Quando o vinho é submetido às temperaturas menores, isso não prejudica a qualidade, mas retarda o envelhecimento da bebida. No entanto, oscilações térmicas podem causar perda do sabor, por isso, não deixe que isso ocorra mais do que 2,7º C em um ano.
Escolher um local certo
Nem todo lugar serve para montar uma adega climatizada. O mais correto é que o local esteja protegido da luz solar e da iluminação artificial forte para que não haja alterações no aroma e no sabor do líquido.
Além disso, a adega deve ser fixada longe de superfícies instáveis ou que contenha muita movimentação, como na parte de cima de aparelhos eletrodomésticos e prateleiras. Cada vibração pode ocasionar mudanças na qualidade do vinho.
Observar a umidade
É muito importante que você fique atento à umidade do ambiente onde ficará o armazenamento do vinho, pois ela pode influenciar no sabor da bebida.
Quando a umidade está mais baixa isso pode secar as rolhas, deixando que oxigênio circule dentro da garrafa, modificando o aroma.
O nível de umidade mais indicada é uma variação entre 65 e 75% para manter cada bebida conservada de forma apropriada.
Guardar na posição certa
Você já reparou que as grandes adegas sempre guardam as bebidas na posição horizontal? Isso ajuda com que o líquido permaneça constantemente em contato com a rolha, fazendo com que a mesma fique hidratadas, evitando a entrada de ar. Com isso, a bebida não é oxidada e não tem sua cor alterada.
As adegas climatizadas são um ótimo investimento para quem é apreciador de um bom vinho. Mas fique atento, se caso ela apresentar algum defeito, então é fundamental chamar a assistência técnica para corrigir o problema.
Quer contar com uma equipe especializada para consertar qualquer defeito? Então, entre em contato com RJ Assistência Técnica.