Com o verão cada vez mais próximo, investir em um bom ar-condicionado passou de luxo para necessidade. São vários modelos, indo desde os mais econômicos aos mais tecnológicos, para esfriar a casa e garantir qualidade de vida. Por isso, quando o ar-condicionado desliga sozinho, é possível que isso gere frustração. Mas, afinal, o que pode estar causando esse problema?
Manter o seu eletrodoméstico sempre limpo é um caminho eficiente para evitar defeitos. Para te ajudar a identificar o que há de errado, reunimos as principais razões para quando o ar-condicionado está desligando sozinho. Garantimos que, seguindo essas orientações, você terá o aparelho novinho em folha novamente.
Acompanhe a leitura!
Como funciona o ar-condicionado?
Que o ar-condicionado é imprescindível, você já sabe. O aparelho possui um sistema interno que transforma o ar quente do ambiente, seja uma sala ou um quarto, em ar frio. Para isso, usa um gás refrigerante, normalmente os chamados R-22 ou R-410a.
Com os recursos que detém, ele suga o ar quente do ambiente e o conduz por um evaporador. Lá dentro, ele entra em contato com o gás refrigerante em estado líquido e, consequentemente, o aparelho devolve ar resfriado.
Atualmente, existem diversos modelos. O ar-condicionado portátil, por exemplo, é móvel. Já o de janela se instala em uma abertura na parede, sendo que uma parte fica dentro do cômodo e a outra fora. É um dos modelos mais tradicionais, mas tem sido substituído com frequência pelo split, o ar-condicionado mais moderno.
Nesse último caso, o aparelho conta com um painel eletrônico com alta potência de resfriamento. É necessário fazer um buraco na parede, o que demanda instalação profissional.
Por que o ar-condicionado desliga sozinho?
Veja abaixo alguns dos principais motivos para o ar-condicionado desligar sozinho e como resolver.
Cheque o controle remoto
Se o ar-condicionado desliga sozinho, o problema pode ser no controle remoto. Caso tenha deixado cair no chão recentemente, por exemplo, ele pode ter acionado a função timer automaticamente. Com isso, o aparelho desligará após um tempo sem que você possa intervir.
A solução é levar o dispositivo a um técnico especializado. Cheque também se as pilhas do controle remoto não estão gastas, porque se for o caso é possível que haja mau contato.
Função timer
Como já te informamos, a função timer do ar-condicionado permite que ele desligue automaticamente após um período. Para verificar se é o caso, basta clicar no botão ‘timer’ e desprogramar o aparelho, então conseguirá desligá-lo somente quando desejar.
Condensador desregulado
Se o condensador do ar-condicionado está instalado em um local propício ao aquecimento excessivo, isso pode ser um problema. É o caso do aparelho que fica em um ambiente muito fechado e sem ventilação alguma. Acontece que eles sentem a temperatura fora do comum e, então, desligam de repente.
Para evitar que isso se torne um impasse e até um perigo para a sua rotina em casa, avalie o local de instalação. Se notar que esse pode ser o causador do ar-condicionado desligando sozinho, mude o aparelho de ambiente.
Problema na memória
O ar-condicionado possui uma memória eletrônica passível de programação. Ela armazena dados que podem ser recuperados depois, mesmo quando o aparelho não está ligando e funcionando, sabia? Pois é!
Justamente por isso, pode ser que o problema esteja em uma má configuração do sistema. Nesse tipo de situação, você precisará contar com uma assistência técnica especializada em ar-condicionado para fazer a checagem. Por exemplo, um profissional capacitado saberá dizer se há necessidade de reparo.
Falta de manutenção
Por fim, uma das principais causas para o ar-condicionado desligar sozinho é a falta de manutenção preventiva. Isso inclui vários hábitos, como limpar regularmente os filtros e verificar os componentes internos do aparelho.
Já pensou poder prevenir falhas, evitando problemas para o seu bolso? Para isso, você deve manter contato frequente com uma assistência técnica especializada no conserto de ar-condicionado. A manutenção do ar-condicionado permite prever questões facilmente solucionáveis, poupando o seu tempo e energia.
Quando é hora de manutenção?
Além de causar malefícios à saúde respiratória, a falta de higienização também pode prejudicar o desempenho do ar-condicionado.
Um aparelho sujo trabalha com mais dificuldade para resfriar o ambiente, resultando em maior consumo de energia e desgaste acelerado das peças. Isso pode levar a falhas frequentes e, eventualmente, à necessidade de substituir o equipamento.
Pensando em te ajudar, a RJ Assistência Técnica produziu um conteúdo sobre quando é a hora certa para a manutenção. Confira e se mantenha prevenido!