Ar condicionado inverter gasta mais energia quando tem mais gente no mesmo ambiente?

Ar condicionado inverter gasta mais energia quando tem mais gente no mesmo ambiente?

Você sabia que muitas pessoas acreditam que o ar condicionado inverter gasta mais energia que os outros modelos quando o ambiente está “cheio”?

O ar condicionado é um aparelho que traz muito conforto, deixando o ambiente mais fresco. No entanto, é comum ter um aumento na conta de energia, pois o equipamento é elétrico e seu uso pode ser mais constante em dias quentes.

Para explicar sobre o seu consumo de eletricidade, abaixo vamos mostrar como ele funciona e ainda dar dicas para você economizar mais.

Confira!

Como saber se o ar condicionado inverter gasta mais energia?

A tecnologia inverter, quando é utilizada no motor de um aparelho de refrigeração, permite que o mesmo funcione, tendo uma redução no seu consumo energético. Esse sistema ajuda a detectar a variação térmica do local.

Com isso o dispositivo detecta o clima quando ele chega ao nível mais alto determinado pelo usuário, fazendo com o inversor consiga adaptar a velocidade do seu funcionamento.

Dessa forma, ele se torna mais viável, pois seu consumo acaba sendo menor que outros modelos, além de ser um aparelho recomendado para qualquer ambiente, mesmo em lugares bastante frequentado.

Independente da quantidade de pessoas em uma sala, o ar condicionado inverter irá trabalhar de acordo com a necessidade do ambiente. Com isso ele se torna mais econômico que o ar condicionado convencional que trabalhar em sua potência (definida pelo usuário) em tempo integral.

Mas é importante entender que o ar condicionado inverter deve ter a potência que o cômodo exige para que seu funcionamento ocorra como o desejado.

Como economizar energia usando o ar condicionado?

Existem algumas maneiras de reduzir o consumo de energia ao usar o ar condicionado, algumas são bem simples e outras são essenciais e devem ser realizadas por uma assistência técnica especializada em ar condicionado. Confira:

Fazer a limpeza e a manutenção periódica

Quando os filtros do aparelho estão com acúmulo de sujeira, ele passa a fazer mais força para sugar o ar quente e refrigerar o lugar.

Isso faz com que um gasto de luz seja maior que o normal, prejudicando, inclusive, a eficiência do dispositivo.

Além disso, a manutenção avalia se há peças desgastadas ou quebradas que possam causar falha no funcionamento do ar condicionado, provocando um esforço maior, por parte do equipamento, além do necessário para manter a temperatura desejada.

Evitar o liga e desliga constante

Você deve evitar ligar e desligar o ar refrigerado sempre que entrar e sair da sala, pois isso aumenta o gasto elétrico.

Isso acontece porque a mudança de temperatura faz com que o dispositivo tente repor as perdas térmicas em um intervalo muito curto, acionando picos de consumo.

Verifique se a instalação do ar condicionado foi feita corretamente

Verificar se a instalação foi feita adequadamente

A instalação correta é primordial para que o equipamento funcione conforme o esperado. Por isso, sempre que for instalar o aparelho, contrate os serviços de uma assistência técnica séria e comprometida para que falhas sejam evitadas.

Esse problema pode aumentar o uso de energia, fazendo com que sua conta fique mais cara que o comum.

Todo o processo de instalação deve ser seguido pela indicação do fabricante, mas é fundamental que seja feita por um profissional que conheça cada etapa, mantendo a garantia do desempenho.

Se você acha que o ar condicionado inverter gasta mais energia, agora já sabe que ele pode ser a solução que você busca. Seguindo as dicas acima, você ainda poderá economizar e desfrutar de um ambiente mais fresco e reconfortante.

Quer receber outras sugestões como essas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Topo