Mito ou verdade: ar condicionado inverter queima mais fácil?

É verdade ou não que ar condicionado inverter queima mais fácil

A tecnologia Inverter tem gerado muitas dúvidas. Isso porque muitas pessoas desconhecem como os aparelhos que contêm esse método realmente funcionam e uma das perguntas mais comuns é se o ar condicionado inverter é mais vulnerável à queima e se são mais duráveis que os demais modelos.

Para tirar suas dúvidas, abaixo vamos mostrar como esse aparelho funciona e quais os cuidados para prolongar sua vida útil.

Acompanhe!

Como funciona o ar condicionado inverter

Esse modelo proporciona uma climatização eficiente que ajuda a vencer altas e baixas temperaturas, independentemente do ambiente.

Isso acontece porque ele controla a velocidade do compressor, através de um inversor que regula o clima.

Assim, o aparelho se torna mais adequado para quem deseja um local mais estável, com consumo de energia menor.

O modelo pode queimar com a variação elétrica?

Existe um risco de queima, caso ocorra uma variação de tensão na rede elétrica.

Mas isso só acontece porque o dispositivo é feito com mais placas, se comparado com modelos split comum.

Com isso, o ar condicionado se torna mais complexo, pois seu sistema é mais inteligente e voltado para um consumo de energia ideal, sem perder o funcionamento correto.

Como diminuir esse risco e ainda garantir um bom funcionamento do aparelho?

Os aparelhos Inverter realmente podem oferecer mais risco de queima. Contudo, existem algumas táticas para reverter a situação e ainda prolongar a vida útil do equipamento.

Sendo assim, é imprescindível contar com uma boa instalação elétrica e um aterramento bem executado.

Esse aterramento nada mais é que a interligação entre o ar condicionado à terra. Ou seja, é quando um cabo do dispositivo é enterrado, fazendo com que a corrente elétrica chegue diretamente ao solo.

Já o fio desse cabo, denominado “fio terra”, se torna uma medida de segurança que passa por toda a instalação.

O sistema tem como objetivo proteger a pessoa de choques elétricos, pois remove a eletricidade de qualquer superfície metálica que compõe o ar condicionado. Além disso, ele também é usado para fazer com que o aparelho funcione sem que oscilações de energia cause danos.

Assim, o aterramento desvia a eletricidade para terra quando ocorre falha de instalação ou alterações na corrente de energia.

Com isso, ele faz com que o Inverter fique mais seguro contra queima, caso aconteça algum problema com a corrente elétrica.

como aumentar a vida útil do ar condicionado inverter

Esse modelo deve ser retirado da tomada para regular o resfriamento?

O Inverter tem a capacidade de se ajustar com o ambiente, fazendo com a temperatura seja regulada com o uso, ajustando a refrigeração de forma automática.

Não é necessário mudar o clima manualmente, já que tudo é feito pelo próprio aparelho. Assim, não há necessidade em removê-lo da tomada.

O ar condicionado Inverter pode ser o modelo ideal caso você deseja um sistema inteligente e que ainda ajude na economia da conta de luz.

Mas é importante fazer a instalação e o aterramento correto. Para isso, é fundamental contar com uma equipe técnica especializada.

Gostou das nossas dicas? Que tal receber outras informações relevantes como essas? Assine nossa newsletter.

Topo