Ar condicionado portátil: conheça as vantagens e desvantagens

Descansar em um ambiente fresquinho é sempre uma boa pedida depois de um dia atribulado, correto? Apostar em aparelhos de ar condicionado portátil é uma boa ideia, já que o equipamento lhe proporciona o conforto de poder lhe acompanhar por quase todos os espaços da casa. Sem que exista a necessidade de quebrar paredes ou até mesmo contratar alguém para realizar a instalação.

Mas além disso, quais outros pontos positivos esse sistema apresenta? Será que tem pontos negativos? Abaixo listamos alguns detalhes que podem ajudar no momento de colocar esse aparelho para fazer parte da sua vida. Continue a leitura para saber mais.

Pontos positivos do ar condicionado portátil

De início, o que torna um equipamento de ar condicionado portátil tão atraente é o fato de não precisar reformar o ambiente para utilizá-lo. Basta comprar, abrir a caixa, encontrar uma janela, ligar na tomada e está pronto.

Com esse detalhe em destaque, o custo x benefício faz com que ele seja uma excelente escolha para economizar e para climatizar ambientes pequenos.

Outro detalhe interessante é a mobilidade, esses aparelhos podem ser facilmente transferidos de um espaço para o outro desde que exista uma janela para eliminar o ar quente.

E claro, dependendo das suas necessidades, é possível levá-lo até mesmo em viagens já que basta ter um espaço relativamente pequeno no imóvel para que o equipamento possa ser utilizado.

Ótima opção para todos os climas

Atualmente já existem modelos que funcionam com ar quente e ar frio, o que amplia bastante as possibilidades de uso em regiões com temperaturas mais baixas.

Isso sem contar que alguns aparelhos apresentam a possibilidade de serem utilizados como umidificadores ou até mesmo desumidificadores de ar. Esses modelos em especifico, possuem esse ponto positivo a mais, visto que poderão ser utilizados o ano todo.

Pontos negativos de um ar condicionado portátil

No entanto, como quase todo equipamento, o ar condicionado portátil também tem seus pontos negativos. O primeiro a ser avaliado na hora da compra é a necessidade de uma janela no ambiente.

A janela se faz necessária para que o ar quente possa ser expelido. Vale lembrar que o duto de exaustão pelo qual a troca de ar costuma acontecer tem 2 metros de comprimento.

Então o planejamento da distância entre o equipamento e a janela é importante. Você pode encontrar extensores para ampliar a distância, mas vale ter isso em mente no momento da compra.

Apesar da portabilidade, esse modelo de equipamento costuma ser um pouco pesado e grande, com modelos chegando a até 30 kg. Esse é um detalhe que irá influenciar na mobilidade e também nos espaços onde ele pode ser colocado.

O barulho pode incomodar

O ar condicionado portátil também não é muito conhecido por ser silencioso. Como toda a máquina do equipamento fica dentro de casa, ouvir uma sonoridade um pouco mais intensa é algo natural. Logo se o seu sono é muito leve, vale a pena levar este detalhe em consideração.

E por fim, se a ideia é conseguir manter uma temperatura agradável para espaços com mais de 20m², optar por um aparelho portátil pode não ser uma boa ideia. Seu rendimento quando comparado com um equipamento de parede é relativamente menor, consequentemente algo que também irá impactar na conta de luz.

Comprar ou não um ar condicionado portátil

Considerando todos esses detalhes, cabe a você analisar o que será melhor para você nesse momento. Como vimos o ar condicionado portátil possui seus pontos fracos e fortes, sendo necessário então; avaliar cuidadosamente cada um deles.

Vale lembrar também que temos no mercado o ar condicionado inverter e o convencional,  que são outros eletrodomésticos com características próprias. Em nosso blog temos um conteúdo que explica melhor sobre cada um deles, acesse para saber mais.

Analise todos os detalhes e pense com calma. Caso tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários. 😉

 

Para receber dicas de economia e novidades para sua casa assine a nossa newsletter e receba um aviso assim que novas dicas estiverem disponíveis. Até mais!

Topo