Ar condicionado split ou portátil? Conheça as principais características

Uma casa confortável vai muito além da decoração certa e de ter o nosso toque pessoal em todos os espaços, não é mesmo?

O clima do ambiente, muitas vezes é capaz de definir até mesmo o nosso humor. Por isso escolher entre um equipamento de ar condicionado split ou ar condicionado portátil, muitas vezes pode garantir o detalhe que falta para nossa casa ser realmente o nosso lar.

E hoje com tantas boas opções no mercado, entender quais as principais diferenças entre esses equipamentos é algo muito importante para que a decisão seja sempre a mais interessante e a melhor para toda a família.

Características do ar condicionado split

Não dá para negar que este é o atual campeão de vendas. Um equipamento que já faz parte do dia a dia do brasileiro e que é conhecido por entregar o que o usuário procura.

Aparelho de uso relativamente simples, mas que exige instalação realizada por profissionais e algumas mudanças na estrutura do imóvel, já que ele possui uma parte interna e outra externa.

No entanto, essa divisão faz com que o ruído do ar-condicionado split seja menor no ambiente, sem contar que sua potência fica melhor distribuída pelo espaço de acordo com a potência de BTUs adquirida.

Uma de suas principais vantagens é a economia no gasto de energia que pode ser ampliada com a opção por subcategorias, como os modelos inverter, por exemplo, que conseguem ser até 60% mais econômicos do que um split convencional.

Características do ar condicionado portátil

Sua principal característica é justamente a portabilidade. Poder ser instalado em quase qualquer cômodo da casa, precisando apenas de uma tomada e uma janela (sim, uma janela para que o ar quente seja eliminado é extremamente importante).

No entanto, apesar dessa facilidade, vale ficar atento ao peso e ao tamanho do equipamento, já que em média ele possui 30 kg e precisa de um local na casa capaz de acomodar um aparato com dimensões entre 41 cm de largura, 91 cm de altura e 48 cm de profundidade.

Outro ponto positivo do aparelho é que ele não demanda nenhuma reforma na casa para ser utilizado, detalhe que o transforma em uma boa opção para quando o imóvel não pode ser reformado ou ainda para ambientes não muito grandes, já que a praticidade do uso é seu maior diferencial.

Justamente por ficar na parte interna da casa, o aparelho gera mais ruído e pode não ser um bom companheiro para alguém que tenha sono leve, além de ter o consumo de eletricidade mais elevado quando comparado aos modelos split.

A escolha certa é a melhor para sua necessidade

Em todo caso, a escolha precisa ser realizada de acordo com as necessidades e as possibilidades do seu espaço. Se o ambiente que irá receber o ar condicionado não for muito grande e a sua necessidade é mais urgente, apostar em um ar condicionado portátil é uma ótima ideia.

Agora, se existe a possibilidade de fazer uma pequena reforma no imóvel e pensar em economia e conforto em médio e longo prazo, os modelos de ar condicionado split são a aposta certeira.

 

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail; dicas e novidades para ajudar na organização e no conforto do seu lar. 😉

Topo