Borracha de geladeira: aprenda como limpar e tirar o mofo

Indispensável hoje em dia, é praticamente inconcebível ficar nem mesmo um dia sem uma geladeira. Este eletrodoméstico se tornou um produto essencial no cotidiano de todos e, para que ele consiga entregar tudo o que precisamos, é preciso que esteja funcionando perfeitamente.

Por exemplo, sabia que um simples defeito na borracha da geladeira pode prejudicar o seu desempenho por completo?

Portanto, é necessário fazer uma vistoria periódica para se certificar de que não há nada defeituoso com a peça. Uma borracha suja e mal cuidada também prejudica bastante o funcionamento do eletrodoméstico.

Assim, o conteúdo de hoje foi elaborado para que você aprenda a manter a borracha do seu refrigerador conservada e sempre limpa.

Continue conosco para aprender como fazer isso!

Frequência da higienização

Para resguardar a durabilidade da borracha, o ideal é que ela seja limpa a cada 15 ou 20 dias; de preferência no mesmo dia em que você for lavar a geladeira.

Contudo, caso algumas sujeiras se acumulem e se façam muito perceptíveis, existem meios de eliminá-las facilmente, inclusive com muitos produtos de limpeza que você já possui em casa.

Só é recomendado trocar a peça quando ela estiver danificada.

Remover sujeiras leves

Para se livrar de sujeiras leves da borracha da geladeira, como pequenas manchas de comida, basta passar um pano úmido com um pouco de detergente neutro.

O produto é perfeitamente capaz de remover impurezas simples. Feito isso, seque a área com um pano seco. Esse processo é importante para que o local não permaneça molhado e se torne um ambiente propício para o surgimento de mofo.

removendo sujeiras leves borracha geladeira

Remover sujeiras pesadas

No caso de sujeiras grossas e pesadas, o mais indicado é fazer a limpeza com um pouco de vinagre branco destilado.

Com a ajuda de um borrifador, coloque o vinagre direto na borracha e aguarde cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, esfregue a região com uma escova de cerdas macias até que as impurezas sejam eliminadas.

Em seguida, seque a borracha com um pano seco para finalizar.

Cuidados durante a limpeza

É importante ressaltar que não é recomendado aplicar água sanitária diretamente sobre a borracha. Se trata de um produto bastante corrosivo para a peça, o que pode causar a descoloração ou mesmo o ressecamento, reduzindo a sua vida útil.

Uma boa dica para evitar essas corrosões é passar um pouco de vaselina sobre a borracha. Isso ajuda a estender o seu desempenho e sua durabilidade.

Ao colocar em prática esses cuidados com a borracha de geladeira, seu aparelho funcionará com total capacidade por muito mais tempo. É por esse motivo que a peça deve ser limpa frequentemente.

Outra razão é para garantir o fechamento hermético da geladeira; com uma vedação adequada, os alimentos ficam bem conservados e o eletrodoméstico não gasta mais energia para isso.

 

Bom, agora que já sabe como fazer uma limpeza adequada da borracha de sua geladeira, não deixe de assinar a nossa newsletter! Por meio dela, você terá acesso a muitos outros conteúdos e dicas incríveis sobre o assunto! 😉

Topo