Como aumentar a vida útil do ar condicionado?

Como aumentar a vida útil do ar condicionado?

Você comprou o seu sonhado ar condicionado, mas mal começou a usar e ele já está apresentando falhas?

Saiba que existem algumas medidas que podem melhorar o seu funcionamento, fazendo com que a temperatura ideal traga mais conforto, assim como também aumentar a vida útil do ar condicionado.

Assim como qualquer equipamento eletrônico, é necessário ter certos cuidados, pois só assim será possível aproveitar o conforto dele por mais anos.

Para ajudar você, abaixo listamos algumas dicas infalíveis que vão manter seu dispositivo por mais tempo.

Confira!

Como aumentar a vida útil do ar condicionado?

Mas então, como fazer para aumentar a vida útil e conseguir a temperatura ideal do seu ar condicionado?

Para fazer seu aparelho funcionar corretamente, conforme suas necessidades, e prolongar a sua vida útil, é importante:

Limpar os filtros de ar periodicamente

Se você deseja que seu aparelho eletrônico funcione por muito tempo, então é melhor cuidar dos filtros de ar. A higienização faz com que eles não acumulem sujeira que podem danificar as peças e ainda prejudicar a saúde das pessoas.

Quando essas impurezas são acumuladas, elas prejudicam a eficiência da refrigeração e transmite vírus e outros microrganismos para o ambiente, causando possíveis alergias e problemas respiratórios.

Por isso, faça a limpeza necessária ao menos uma vez por mês.

Limpar os filtros do seu ar condicionado periodicamente

Instalar corretamente o filtro de ar

A instalação é o primeiro passo para ter um bom funcionamento do dispositivo. Mesmo que seja algo que você sempre quis, é melhor segurar a ansiedade e contratar um técnico para instalar o ar condicionado.

Isso evita que falhas ocorram, garantindo mais qualidade e durabilidade do ar condicionado.

Fazer manutenção preventiva

A melhor forma de proteger seu aparelho e garantir sua eficiência por anos é com a manutenção anual. Para isso, é necessário contratar uma assistência que possa verificar as suas reais condições.

Assim, o profissional vai avaliar se todas as peças estão em bom uso e conservadas, fazendo as trocas que devem ser feitas.

Além disso, ele também analisará se o gás não está vazando, se o motor está bom e se a o aterramento está correto, protegendo o equipamento de falhas, danos e queimas causadas pela variação de energia elétrica.

Faça a manutenção preventiva do seu ar condicionado

Proteger a unidade externa (condensadora)

A parte externa do ar condicionado pode sofrer com as mudanças climáticas. Mesmo que eles sejam feitos para suportar essas alterações, o excesso de calor, maresia, chuvas fortes e outras condições do clima podem prejudicar o efeito positivo do aparelho.

Por isso, use guaritas para proteger essa parte e, assim, fazer com que ele dure por muito mais tempo.

Você também pode aproveitar o momento da instalação para conversar com o técnico e saber qual o produto e a forma mais adequada para proteger sua máquina e evitar possíveis prejuízos causados pela natureza.

Manter a temperatura ideal do ar condicionado e prolongar sua vida útil é algo possível e bastante fácil. Basta seguir as orientações acima e sempre que for necessário, contratar a assistência de uma empresa séria e comprometida.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar, entre em contato com nossa equipe e faça um orçamento dos seus serviços, assim você terá todo o acompanhamento que precisa.

Topo