6 dicas de como economizar energia com a geladeira

Cuidar de uma casa nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso limpar, organizar e ainda controlar os gastos para que as finanças não sejam prejudicadas. Mas para que isso possa acontecer, é importante saber como economizar energia para que as contas estejam dentro do orçamento.

Pensando em uma maneira de ajudar você, hoje iremos apresentar algumas dicas de como economizar energia com a sua geladeira: o eletrodoméstico que costuma não ajudar nas economias.

Confira!

Como economizar energia usando minha geladeira?

1 – Mantenha a porta fechada

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas costumam deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e isso faz com que o consumo de energia aumente significativamente. Quanto mais tempo seu refrigerador ficar fechado, mais ele irá economizar.

Por isso, só abra quando for necessário e nada de ficar pensando no que comer com a porta aberta, ok?

2 – Guarde os alimentos quando estiverem frios

Muitas pessoas costumam guardar os alimentos ainda quentes, mas isso só faz com que a geladeira trabalhe mais pesado para esfriar os alimentos e mantê-los refrigerados.

Sendo assim, só guarde a comida depois que ela estiver em temperatura ambiente. Além de economizar você irá preservar a qualidade dos alimentos, evitando a proliferação de bactérias que podem ser nocivas à saúde humana.

3 – Limpe a poeira das serpentinas de resfriamento

A parte de trás do refrigerador costuma acumular muita poeira ao longo dos dias. Assim, é fundamental manter o local sempre limpo, pois as bobinas são responsáveis por dissipar o calor interno do eletrodoméstico.

O excesso de sujeira prejudica o bom funcionamento das serpentinas, fazendo com que o calor permanece no local, atrapalhando a função do aparelho.

Economizando energia da geladeira

4 – Use uma lâmpada econômica

Uma geladeira comum gasta geralmente R$ 21,00 de energia elétrica ao mês, contudo, é possível reduzir esse valor através de lâmpadas de LED.

Os novos aparelhos já vêm com o consumo de energia reduzido devido ao uso dessas iluminações, mas é possível trocar lâmpada do seu aparelho, basta averiguar as condições reais da geladeira para se certificar de que a troca é permitida.

5 – Coloque a geladeira em local mais fresco

Para garantir o funcionamento e a durabilidade do seu refrigerador, é importante que ele fique em um local longe de paredes quentes ou que bata sol.

As paredes externas da casa refletem a temperatura do clima. Ou seja, em ambientes quentes, o cômodo fica aquecido, gerando calor nas paredes que, automaticamente, passam isso para geladeira.

Se você mora em uma cidade quente ou sua cozinha pega muito sol, escolhe uma parte que seja mais apropriada para colocar seu aparelho.

6 – Permita o fluxo de ar

Coloque sua geladeira onde exista um fluxo contínuo de ar, isso facilita no transporte do calor para longe do eletrodoméstico, pois substitui o ar aquecido das bobinas por um ar mais limpo e fresco.

Sempre que você perceber que há um aquecimento excessivo em sua geladeira e que mesmo seguindo as dicas acima de como economizar energia a conta está vindo mais cara então chegou a hora de contratar uma assistência técnica especializada para corrigir o problema.

Que tal receber outras informações interessantes para manter seus aparelhos sempre em dia? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades.

Topo