Como economizar energia com ar condicionado inverter

Como economizar energia com ar condicionado inverter

Novidade no mercado, o ar condicionado inverter representa uma alternativa mais eficiente e inteligente aos aparelhos mais simples.

Entretanto, por se tratar de um equipamento com mais tecnologia, algumas pessoas se mostraram indecisas quanto à possibilidade de adquirir um modelo do tipo.

Dentre as preocupações, estão as dúvidas sobre os preços, a real eficácia, as necessidades de manutenções mais complexas, nível de dificuldade em utilizar um eletrodoméstico tão moderno e, principalmente, a quantidade de energia que ele consome. Felizmente, no conteúdo de hoje sanaremos essas questões.

Portanto, continue acompanhando este post para conhecer suas funcionalidades e como economizar energia com ele. Confira!

Mitos do ar-condicionado Inverter

Consomem muita energia

Uma das principais inovações desse ar-condicionado é o controle da velocidade do compressor, por meio de uma peça que recebe o nome de inversor — por isso o nome do aparelho.

Essa função consegue estabilizar o resfriamento quando há o alcance da temperatura desejada. Isso reduz a atividade do motor que, consequentemente, diminui o consumo de energia.

É menos eficiente

Comparados aos modelos Split e os comuns de janela, o Inverter já apresenta melhorias consideráveis.

Isso porque, além de ajudar a reduzir o gasto de energia, seu microcontrolador aumenta a eficiência do equipamento em chegar na temperatura programada mais rápido e sem causar oscilações.

Custa mais caro

Sem uma boa pesquisa de valores e de mercado, é certo que acabará pensando que são mesmo um pouco pesados para o bolso.

Você deve avaliar não só o custo inicial do ar condicionado inverter, mas comparar esse valor com a sua vida útil e as vantagens que o produto lhe trará.

Por exemplo: ao contrário do modelo Inverter, um do tipo comum, apesar de ser mais barato, dura por menos tempo e consome mais energia.

Como economizar energia com ar condicionado inverter

Dicas para economizar energia

Faça a manutenção correta

É sempre válido reforçar a importância de fazer manutenções periódicas. O cuidado adequado aumenta o custo-benefício do equipamento, sobretudo nos pontos de durabilidade e eficiência.

Portanto, sempre siga o manual do usuário que vem com o aparelho e solicite a assistência técnica quando necessário.

Programe a função “sleep”

Em vez de programar um contador regressivo para seu desligamento, o mais eficiente é configurar a função ‘sleep’ quando todos forem dormir.

Ela consiste em aumentar gradativamente a temperatura do ar em até 2º C para diminuir o esforço do motor realizando durante o resfriamento.

Essa medida evita o desligamento ou religamento brusco do eletrodoméstico, que só faz forçar ainda mais o sistema e gastar ainda mais energia.

Aproveite a luz natural

Durante os dias quentes de verão é praticamente impossível não ligar o ar-condicionado.

Contudo, você pode evitar de acender as lâmpadas durante o dia, já que elas emitem mais calor e elevam a temperatura do ar.

Isso acaba forçando o sistema do aparelho, lhe dando mais trabalho para manter uma temperatura agradável no ambiente, resultando em contas de luz mais altas.

Depois de aprender tantos fatos interessantes sobre o ar condicionado inverter, certamente, sua opinião sobre o produto ficou mais positiva, não é mesmo?

Agora, é só pesquisar os modelos disponíveis no mercado para encontrar aquele que mais atende a suas exigências.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para receber diretamente mais conteúdos como este!

Topo