Como lavar roupa íntima na máquina de lavar

Na correria do dia a dia é praticamente impossível lavar roupas íntimas a mão, como era feito antigamente. Felizmente, com raras exceções, pode-se usar a lavadora para limpar essas peças bem como lavar sutiã de bojo.

Devido ao contato direto com partes sensíveis do corpo, calcinhas, cuecas e sutiãs precisam de cuidados especiais. Por isso, é muito importante checar as etiquetas. Confira a matéria da Omo sobre como decifrar os símbolos que vem nessas etiquetas.

Pensando em facilitar a sua rotina, separamos 6 dicas de como lavar peças íntimas na máquina:

1. Escolha o ciclo e sabão ideais

Os panos delicados exigem um ciclo mais leve para preservar os fios. Por isso, a maioria das lavadoras vem com a opção suave. Fique atento a isso!

Recomendamos também que dê preferência ao sabão líquido, pois sua fórmula não é tão abrasiva quanto a do sabão em pó. Entenda melhor a diferença entre sabão líquido e em pó.

2. Lave apenas peças da mesma cor e tipo de tecido juntas

Para evitar manchas e aqueles pelinhos indesejados, lave juntas as de cores e fios similares. Nunca misture panos escuros com claros e faça o seguinte teste:

Ao comprar mudas novas, lave-as individualmente na primeira vez para verificar se soltam tinta. Acredite, esse simples trabalho vai te poupar uma tremenda dor de cabeça.

3. Lave somente panos lisos – sem rendas ou pedrarias – na máquina

Tecidos lisos, que não tem rendas ou pedrarias, podem ser lavados na máquina. Quanto a estas muito delicadas e com ornamentos, evite. A mesma coisa vale para a seda que deve ser lavada à mão.

Como lavar roupa intima na máquina de lavar - Sutiã de bojo e pedrarias

4. Evite água quente ao lavar roupa íntima

A água quente afrouxa o elástico e danifica o tecido, o que faz com que sua vida útil também fique reduzida.

Dica para as mulheres: por mais que seja tentador, evite ao máximo lavar peças íntimas no chuveiro. Além do gasto desnecessário com água o fio ficará danificado.

5. Não centrifugue ou torça

Nunca torça e muito menos centrifugue, principalmente sutiã com bojo de renda e pedrarias. Isso acaba com as fibras do tecido, fazendo com que fiquem frouxas e feias. Mas, então, como fazer?

Apenas aperte-as um pouco de modo a retirar o excesso de água e, se sentir necessidade, use uma toalha para finalizar.

6. Como lavar sutiã de bojo

Sutiãs de bojo e com aros quando amassados perdem sua forma original, ficando tortos e mais frágeis. Por isso, apenas passe-os no ciclo suave. Ao finalizar não torça, apenas aperte um pouco para sair o excesso de água.

Outras dicas essenciais:

  • Peças lavadas à mão precisam de enxágue extra para retirar todo o sabão;
  • Pendure-as na vertical, à sombra e em locais arejados;
  • Mantenha sua máquina sempre limpa;
  • Antes de vestir sua roupa íntima, passe a ferro, pois isso ajuda a eliminar as bactérias.

 

Lavar roupa íntima de forma correta fará com que elas durem mais e fiquem sempre bonitas. Gostou dessas dicas? Aproveite e assine nossa newsletter para receber informações como essas e facilitar ainda mais o seu dia a dia!

Topo