Ao contrário do que se acredita, dormir com o ar condicionado ligado não faz mal a saúde. Na verdade, utilizar o aparelho a fim de proporcionar a temperatura ideal para o ambiente lhe ajudará a ter uma noite de sono mais tranquila e confortável, sem quaisquer danos à sua saúde.
Então, não se preocupe com este mito; o equipamento será capaz de lhe oferecer ótimas condições para um bom descanso.
Contudo, é preciso saber configurar corretamente algumas de suas funções para que não haja problemas de funcionamento nas horas em que todos estiverem dormindo.
Continue acompanhando este post para entender como deixar o eletrodoméstico ligado à noite adequadamente. Confira!
Ajuste a temperatura certa
Como dissemos inicialmente, dormir com o aparelho ligado não causa prejuízos à saúde. Contudo, se a temperatura estiver baixa demais, os riscos podem se apresentar.
Ao se expor à um ambiente muito frio por muitas horas, você estará sujeito à complicações como irritações na garganta, tosses, espirros e resfriados. Portanto, mesmo que você prefira o quarto ‘mais geladinho”, evite deixar o cômodo assim na hora de dormir.
Utilize a função do ‘timer’
Deixar o ar condicionado ligado a noite toda não faz mal à saúde, mas pode aumentar a conta de luz no fim do mês.
A fim de contornar essa situação, a maioria dos dispositivos contam com a função ‘timer’, o qual lhe permitirá programar um horário específico para que o equipamento se desligue automaticamente.
Além de economizar energia, você não precisará acordar no meio da noite para desligá-lo.
Controle o fluxo de ar
Outro fator que pode causar complicações além das baixas temperaturas é deixar o fluxo de saída de ar direcionado para você a noite toda.
Então, procure posicioná-lo de forma que o ar resfrie o quarto, mas sem lhe atingir diretamente. Caso queira sentir o “vento” passando, a sugestão é configurar o aparelho para a função ‘swing’, que distribui a corrente de ar por todo o ambiente.
E para facilitar, hoje, existem modelos com um sistema chamado Inverter, que ajustam a velocidade do compressor e conseguem regular o fluxo de ar automaticamente.
Assim, você terá um cômodo na temperatura ideal sem precisar ajustar manualmente essa função.
Mantenha o filtro do seu ar condicionado sempre limpo
De nada adianta todos esses cuidados se você não limpa o filtro de ar regularmente. Essa higienização é fundamental para garantir o bom funcionamento do eletrodoméstico e a boa qualidade do ar.
O ar que respiramos durante a noite deve ser puro e livre de microorganismos, como ácaros e bactérias. Portanto, não negligencia essa tarefa.
Como você pode perceber, não há nenhuma razão para deixar de dormir com o ar-condicionado ligado.
Basta seguir todas essas recomendações que você terá uma noite de sono tranquila e agradável. Além disso, vale a pena destacar que esses cuidados também prolongam a vida útil do equipamento e ajudam na redução do consumo de energia.
Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco e solicite uma visita técnica para realizar a limpeza do filtro de ar do seu aparelho!