Saiba como economizar água na máquina de lavar

Um dos maiores gastos com água na rotina doméstica é a lavagem de roupas. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), um aparelho com capacidade de 5 quilos pode gastar até 135 litros de água. Por isso, confira 8 dicas para economizar água na máquina de lavar!

Compre máquina de lavar com selo PROCEL de eficiência energética

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) mensura o consumo de energia elétrica e de água dos equipamentos. Quanto maior o índice de eficiência e menor o consumo de água, melhor. É muito importante também comprar o produto ideal para o seu tipo de necessidade.

Leia o manual do seu eletrodoméstico

Essa dica é básica, mas é aí que muita gente peca. Assim como algumas geladeiras possuem formação de gelo em alguns pontos que não deveriam, máquinas podem ter alguns casos especiais de vazamento. No manual do fabricante essas observações aparecem discriminadas.

Então, tire alguns minutos do seu dia e, antes de colocar a lava roupas para trabalhar, leia o manual.

Fique atento aos vazamentos

Pesquisas da SABESP apontam que o vazamento é o grande vilão no desperdício de água doméstica. Só para se ter uma ideia, uma torneira pingando pode gastar até 45 litros de água por dia. No final do mês isso representa 1350 litros desperdiçados!

Infelizmente os eletrodomésticos costumam vazar, principalmente por causa do desgaste com o tempo de uso. Por isso, ao primeiro sinal de problemas, leve-o à uma assistência técnica especializada.

Resolver vazamentos ajuda a economizar água na máquina de lavar

Use as configurações corretas da máquina para economizar água

Se você coloca 3 peças de roupa numa cesta cheia de água está fazendo o oposto de economizar. O ideal é que se acumule peças suficientes para bater uma só vez, principalmente se a sua máquina for um pouco mais antiga, ou seja, não tem a opção de nível inteligente.

Assim, você economiza não somente água, mas energia, sabão e até mesmo o seu tempo!

Da mesma forma, se a sua roupa não está muito suja, apenas com suor e algumas manchas habituais priorize a função “Enxágue Econômico” que faz apenas um ciclo de enxágue. Essa opção vai reduzir o consumo em até 30%.

Economizar água em tanquinhos ou semiautomáticas

Nesses casos em que o enchimento é feito manualmente fique muito atento, tanto para colocar apenas a quantidade de água necessária, quanto para evitar que ela transborde.

Reutilize a água

Uma das maneiras mais eficazes para economizar água com sua máquina de lavar é reutilizando água. Para que você tenha um maior rendimento da lavagem, vamos dar algumas dicas simples e eficazes que te ajudarão na economia de água.

Use a água para outros ciclos

Reaproveite a água de sabão e amaciante para vários ciclos de lavagem. Nesse caso, você vai precisar de um pouco mais de atenção para drenar a água no momento certo, mas poderá reaproveitar a mesma água até 3 vezes ou mais.

O segredo é bater primeiro as peças claras e depois as escuras para não manchar.

Reutilize a água após a lavagem

Finalizado o processo, colete a água em baldes ou bacias para reaproveitar seu uso ao lavar calçadas, carros e até mesmo sanitários. Algumas pessoas investem em barris com tampas e sistemas de saída para facilitar o processo.

Esta é uma das formas de se economizar água na sua casa, quer saber outras? Assine a nossa newsletter e acompanhe dicas atualizadas.

Topo