Evite doenças, faça manutenção regular no aparelho de ar condicionado

como evitar doenças transmitidas pelo ar condicionado

O verão está chegando e com ele a temperatura vai nas alturas. Com isso, as pessoas começam a procurar formas de se refrescarem. Assim, um dos aparelhos domésticos mais utilizados nessa estação é o ar-condicionado.

Mas você sabia que não basta apenas ligar seu aparelho e manter o clima mais ameno? É preciso ter cuidado para que o uso não cause problemas de saúde.

Pode parecer estranho, mas o aparelho de ar condicionado pode causar sérios danos na vida do usuário. Para evitar esses problemas, abaixo vamos mostrar como você pode evitar as patologias na sua casa.

Confira!

Como evitar doenças enviadas pelo aparelho de ar condicionado?

Quando você resfria o ambiente, a umidade é reduzida, fazendo com que a mucosa do nariz e da boca fiquem ressecadas. Isso pode ser a porta de entrada para doenças respiratórias, pois os mucos perdem a capacidade de filtrar vírus e bactérias.

Por isso, é imprescindível manter a higienização do ar condicionado e fazer a regulagem certa.

Para manter seu lar livre de vírus, você deve:

Limpar as paredes dos tubos

O ar condicionado contém tubos fechados que acabam tendo alta concentração de fungos, bactérias e ácaros. Dessa forma, sempre que você liga o aparelho acaba enviando esses transmissores de doenças pelo ar e contamina o ambiente.

A falta de limpeza pode ocasionar problemas respiratórios, como bronquite, rinite e asma ou agravar essas doenças. Além disso, reações alérgicas também costumam acontecer, levando a pessoa a piorar os sintomas com o tempo.

O ideal é fazer uma higienização desses tubos ao menos 1 vez ao mês. Mas é importante consultar as recomendações do fabricante para ver como a limpeza deve ser feita.

A higienização evita que vírus transmissores sejam repassados para o meio externo, protegendo você e sua família.

por que trocar o filtro do ar condicionado é importante

Regular a temperatura ideal

Muitas pessoas acreditam que quanto mais gelado estiver o local menos chances de contrair alguma doença. Mas na verdade, isso não passa de um mito. O importante é que o ar condicionado esteja em uma temperatura adequada.

Por isso, a regulação é fator que merece atenção. De acordo com o Dr. Deheinzelin, o certo é programar a temperatura do aparelho um pouco para baixa da temperatura ambiente. Por exemplo, se a temperatura no ambiente externo é de 35 graus, então não deixe que seu ar condicionado fique menos de 24 graus.

Isso evita que a mucosa fique ressecada, reduzindo os riscos de doenças respiratórias. Além disso, diminui as chances de choque térmico.

Fazer a troca de filtros de ar

Nas recomendações do fabricante, existem dicas que devem ser seguidas. Uma delas é a troca do filtro de ar.

A limpeza do ar condicionado é parte importante, mas assim qualquer outra peça, o filtro também possui tempo de vida útil. Por isso, sempre que chegar o momento certo, faça a substituição. Assim você manterá uma qualidade de vida mais adequada, protegendo toda sua família.

O aparelho de ar condicionado pode trazer mais conforto, mas ele precisa estar limpo e em ótima conservação para proporcionar benefícios, sem prejudicar a saúde das pessoas.

Quer saber se seu ar condicionado precisa de manutenção? Então agende um horário com nossa equipe.

Topo