Por que minha geladeira não gela na parte de baixo?

É comum que eletrodomésticos apresentem algum tipo de mau funcionamento depois de um certo período de uso. Uma geladeira não gela na parte de baixo, por exemplo, é um dos principais problemas a longo prazo, que pode ter sido ocasionado por fatores diversos.

Para solucionar este defeito, é importante conhecer o modelo do aparelho e suas características em relação aos demais. Isso porque, apesar do defeito ser o mesmo, a causa pode ser diferente em cada produto.

Portanto, continue acompanhando este conteúdo; aqui, você aprenderá a diferenciar seu modelo de geladeira e a identificar as possíveis causas dessa falha. Veja a seguir!

Identificando o modelo

Antes de tomar qualquer atitude, saiba que os serviços de manutenção oferecidos variam para cada modelo de geladeira. Se a sua geladeira possui apenas uma porta, por exemplo, ela não possui o módulo eletrônico que controla o funcionamento do motor e conta somente com um refrigerador.

Caso seja de duas portas, entenda que o aparelho possui sistemas de refrigeração diferentes para o freezer e para o congelador, além de um termostato para controlar a temperatura. Diferencie suas particularidades para que a assistência seja feita corretamente.

Reconhecendo as causas

Da mesma forma que existem inúmeros modelos de geladeiras, as causas que contribuem para esse mau funcionamento também são diversas.

A importância de saber identificar a razão do defeito é que, dependendo do que esteja acontecendo, é mais benéfico consertar o aparelho do que comprar um novo. Confira adiante as possíveis causas desse problema.

defeito na condensadora por que a geladeira não gela na parte de baixo

 

Defeito na condensadora

Se a geladeira não gela na parte de baixo, pode significar que a condensadora — aquela região atrás do aparelho em que muitas pessoas, erroneamente, costumam colocar roupas para secar — está muito danificada ou suja.

Quando isso acontece, o gás responsável pelo resfriamento de toda a geladeira não consegue atingir os pontos necessários, resultando em um resfriamento desigual.

Desgaste da borracha

Uma borracha desgastada também contribui, e muito, para o resfriamento defeituoso da geladeira.

Quando a vedação do eletrodoméstico não está sendo feita adequadamente, o ar quente consegue entrar nos compartimentos, impedindo que o refrigerador funcione corretamente.

Assim, cuide para que a borracha esteja sempre limpa e conservada.

Problema no compressor

Esse defeito também pode ser ocasionado por problemas no compressor — peça que comprime o gás responsável pela refrigeração.

Se as partes do eletrodoméstico não conseguem cumprir com suas funções como deveriam, todo o funcionamento do aparelho fica comprometido. Por isso, avalie periodicamente se tudo em sua geladeira está em ordem.

Como você pode notar, são muitos fatores que podem influenciar este defeito. Então, quando sua geladeira não gela na parte de baixo, procure o quanto antes os serviços de uma assistência técnica de credibilidade, como a Assistência Técnica RJ.

A empresa atua há mais de 16 anos no mercado e possui total competência para consertar os produtos domésticos do seu lar.

Agora que você já identificou a origem do problema em sua geladeira, não hesite em solicitar a visita de um técnico para te ajudar a solucionar a questão. 😉

Topo