Não vendemos peças!

Guia de Lavagem de Roupas: o que pode, e o que não pode ir na Máquina de lavar

Usar a máquina de lavar pode parecer uma tarefa simples. Basta colocar todas as peças lá dentro e ligar que o programa faz tudo por você, não é mesmo? Bem, na prática não funciona assim. Saber o que não pode ir na máquina de lavar é fundamental para manter o bom funcionamento do eletrodoméstico. E, é claro, as suas roupas limpinhas!

Preta, branca, colorida, delicada… Quer saber como lavar roupas corretamente, sem arruinar as suas peças ou a lavadora? Continue acompanhando o conteúdo para tirar as principais dúvidas!

Afinal, o que não pode ir na máquina de lavar?

Separamos abaixo uma lista dos principais materiais que não recomendamos colocar na sua lavadora. Eles podem sair danificados, seja pelo atrito ou no processo de centrifugação. Confira:

  • Renda não pode ir na máquina de lavar

Com o atrito do ciclo de lavagem, a renda do seu belo vestido não pode ir na máquina de lavar, pois pode se desfazer. Dessa forma, evite incluir peças rendadas no interior da máquina de lavar. Lavá-las à mão é a melhor alternativa para mantê-las conservadas por mais tempo!

  • Paetê não pode ir na máquina de lavar

O mesmo vale para o paetê. Sabe aquela peça brilhosa ideal para uma festa arrumada? Procure deixá-la longe da lavadora! Paetês e lantejoulas correm um grande risco de soltarem da roupa na hora da lavagem e por isso não podem ir na máquina de lavar. Assim, opte por deixá-las de molho por cerca de 20 minutos antes de prosseguir com a lavagem na mão. 

  • Peças bordadas 

A velocidade e agitação da máquina de lavar podem danificar a sua peça bordada. Apostamos que você não quer isso, não é mesmo? Por isso, evite colocar roupas com qualquer tipo de bordado mais trabalhado na lavadora. 

  • Crochê e tricô 

Imagine aquele lindo casaco de tricô se desfazendo inteiro. Colocar peças feitas do tecido ou de crochê na lavadora pode prejudicar as fibras e distorcer as roupas. Assim, adicione à lista do que não pode ir na máquina de lavar. 

  • Couro 

Manter e hidratar as peças de couro já são tarefas trabalhosas. Imagine, então, colocá-las na máquina de lavar. Desastre na certa, não é mesmo? Incluir o seu short ou até jaqueta do material na lavadora pode manchá-los permanentemente e levar à propagação de fungos. Apostamos que você não deseja isso!

  • Lingerie delicada 

Algumas peças de lingerie, principalmente femininas, são muito delicadas para a máquina de lavar. Busque lavar as peças íntimas na mão. Caso não seja possível, aposte no ciclo para roupas delicadas e tente colocar as peças em saquinhos protetores, utilizando sabão neutro. 

  • Camurça

A camurça é outro material não indicado para a máquina de lavar. Isso porque ele absorve a água, por isso, pode estragar em contato com o eletrodoméstico. Por esse motivo, tome cuidado até mesmo ao deixar o tecido entrar em contato com a água de forma geral. 

  • Cetim

O processo de centrifugação da máquina, que permite deixar as peças sequinhas, pode ser prejudicial à sua peça de cetim. É possível que aquela blusa que você adora, inclusive, tenha a costura rasgada em função da lavagem. Vamos evitar, combinado?

Outras dicas são:

  • Utilizar adequadamente os compartimentos para o sabão e o amaciante;
  • Usar preferencialmente sabão neutro;
  • Não usar alvejantes à base de cloro, pois ele pode sobrar no tambor e manchar as próximas roupas;
  • Evitar o uso do detergente de lavar louças: Ele pode descolorir peças escuras devido à fricção no tambor;
  • Maneirar no uso do amaciante. Em excesso, o produto pode se acumular nas roupas e nas partes internas da lavadora. 

Além desses materiais, o uso da máquina de lavar é recomendado. Mas não se esqueça de checar as etiquetas para se assegurar de que pode mesmo, combinado?

Como economizar água na lavadora?

Uma dúvida que muita gente tem na hora de usar a máquina de lavar é: como tornar o processo mais barato?

Bem, um dos maiores gastos com água na rotina doméstica é a lavagem de roupas. Mas, não se preocupe: há algumas medidas para reduzir o consumo e ajudar o seu bolso no fim do mês. 

O primeiro passo é comprar um eletrodoméstico com selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Quanto maior o índice de eficiência e menor o consumo de água, melhor!

Outro hábito a inserir na rotina é utilizar as configurações corretas da máquina. Se você coloca apenas algumas peças na lavadora, mas enche o interior de água, está fazendo o oposto de economizar! Reutilizar a água é outra providência que ajuda não somente você, mas também o meio ambiente.

Sua máquina de lavar parou de funcionar repentinamente? Ou, então, está vazando água? Confira as condições de serviço de uma assistência técnica especializada para ver o que há de errado com o seu eletrodoméstico.