Lâmpada de geladeira não acende? Veja os motivos.

veja-os-motivos-porque-a-lâmpada-da-geladeira-não-acende

Você já deve ter reparado que ao abrir o seu refrigerador, uma luz automaticamente é acesa. Isso ocorre porque esses aparelhos possuem uma lâmpada para facilitar na hora de procurar pelos alimentos.

No entanto, se você abriu a porta e percebeu que a lâmpada da geladeira não acende, é sinal de que algum problema está ocorrendo e será necessário uma investigação para apurar a causa e fazer o conserto necessário.

Para ajudar você a identificar a situação, abaixo vamos apresentar alguns motivos para a luz do seu eletrodoméstico não está funcionando.

Confira!

Por que a lâmpada de geladeira não acende?

Existem vários fatores que podem influenciar o mau funcionamento da luz de geladeira, dentre eles estão:

Lâmpada queimada

O primeiro motivo que pode passar pela sua cabeça é que a lâmpada queimou. Isso pode acontecer naturalmente devido a uma queda de energia, tempo de uso e outros motivos. Com isso, sua geladeira continua refrigerando, mas estará em total escuridão.

Se esse for caso, então será necessário fazer a substituição. Contudo, em modelos mais antigos, a lâmpada é incandescente e, por isso, é fácil fazer a troca. Já os modelos mais novos possuem lâmpada de LED e, por sua vez, só deve ser trocada por um técnico especialista.

Sendo assim, basta comprar uma peça nova ou chamar uma assistência técnica para corrigir o problema.

lâmpada-da-geladeira-está-queimada-ou-interruptor-está-preso

Defeito na fonte de energia

Outra razão para luz não acender pode está relacionada com a fonte de energia. Ou seja, se sua casa estiver sem eletricidade, então a lâmpada não funcionará. Além disso, o mecanismo de refrigeração também vai parar, o que pode provocar a deterioração dos produtos.

Você deve avaliar se tem energia elétrica na sua casa. Se acaso estiver tudo certo, então observe a tomada que sua geladeira está ligada para garantir que a eletricidade está chegando até ela.

O defeito pode estar na própria tomada ou no disjuntor. Basta analisar a situação e fazer as trocas que forem necessárias.

Cabos danificados

O cabo que conecta a tomada ou a fiação para a luz que fica dentro do refrigerador pode estar com defeito. Com isso, o fluxo elétrico é interrompido, fazendo com que a luz não acenda ou fique piscando.

Como se trata de um problema mais técnico, o recomendado é chamar um especialista para reparar os danos e evitar que a situação piore.

Interruptor preso

Ao abrir a geladeira, você vai perceber que há um interruptor que é liberado, fazendo com que a lâmpada fique acesa. Da mesma maneira, esse interruptor é pressionado ao fechar a porta, e com isso a luz se apaga.

O que pode ocorre é ele ficar pressionado na posição “desligado”, mesmo com a porta aberta, assim, a luz se manterá apagada a todo momento.

Para corrigir essa falha, veja se não há gelo ou resto de comida agarrado no interruptor. Faça uma limpeza de cima para baixo com o dedo, repetindo o processo.

Se a lâmpada de geladeira não acende, tente essas alternativas citadas acima. Mas lembre-se de que uma assistência pode ser a solução que você espera e nunca tente consertar peças que não esteja ao seu alcance.

Gostou das nossas dicas? Quer receber outras como essas? Assine nossa newsletter e fique por dentro.

Topo