O microondas passou a ser cada vez mais utilizado nas casas. Isso porque ele se tornou ferramenta fundamental da praticidade, onde um alimento pode ser descongelado ou preparado de forma mais rápida e simples, contribuindo para o dia a dia das pessoas.
No entanto, basta pesquisar na internet sobre o aparelho para se deparar com diversos artigos dizendo o quanto este forno pode fazer mal.
Para acabar de vez com essa dúvida, abaixo iremos mostrar algumas verdades e mitos sobre se o microondas faz mal.
Acompanhe!
O micro-ondas faz mal?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o forno microondas faz mal, na verdade não há embasamento científico sobre isso.
De acordo com o programa Trust Me, I’m a Doctor, do canal BBC, esse aparelho eletrodoméstico não é pior que qualquer outra forma de cozinhar. Leia mais aqui.
O microondas usa ondas de energia parecidas com as do rádio, onde acontece o cozimento. Contudo, o processo é mais rápido. Assim, essas ondas atingem a água e demais moléculas para que a comida seja aquecida.
Por mais que o procedimento seja dessa forma, algumas notícias podem circular, principalmente com a facilidade de encaminhar mensagens pelo Facebook e pelo WhatsApp. Para entender melhor do que estamos falando, continue a sua leitura.
Microondas destrói os nutrientes alimentares
Na realidade qualquer alimento que recebe grande quantidade de calor, acaba sofrendo alterações químicas e com isso perde nutrientes.
Isso não quer dizer que a culpa é do micro-ondas, já que outros processos causam o mesmo efeito.
Emite radiação nos alimentos
Os alimentos que são preparados dentro do aparelho não absorvem as micro-ondas que são transmitidas.
A única coisa que ocorre é o aparelho agitar as moléculas de água presente, fazendo o aquecimento.
Mesmo que o eletrodoméstico esteja desligado, o forno não consegue emitir radiação, pois quando as ondas são cortadas elas desaparecem.
Ainda que aconteça a perda de alguns nutrientes, os alimentos continuam sendo preservados em grande parte, mantendo vitaminas e outras substâncias saudáveis para o organismo.
Emite radiação externamente
Mesmo que algumas informações possam dizer que o aparelho emite radiação externa, isso não passa de um mito, ao menos quando o forno está funcionando corretamente.
As ondas que acabam sendo produzidas pelo micro-ondas são emitidas na medida certa para que o alimento seja feito.
Elas ainda são regulamentadas pelo órgão administrador de alimentos e medicamento dos Estados Unidos.
Esse órgão mostra que os níveis são muito baixos para causar danos à saúde humana.
Entretanto, é importante manter alguns cuidados para que o aparelho funcione adequadamente sem causar prejuízos, além de manter a boa qualidade do forno.
Aquece alimento desordenado
O aparelho deve fazer o aquecimento completo do alimento, mas em alguns casos isso pode não ocorrer.
O que acontece é que as ondas não são consideradas homogêneas, e por isso elas são programadas em intensidades diferentes.
Por conta disso, é que em alguns microondas o prato gira. Justamente para dar condições do alimento receber em sua totalidade as ondas de aquecimento.
Agora se o prato do microondas não gira, confira algumas dicas em nosso blog.
Quer receber outras notícias e dicas como essa? Então assine nossa newsletter e fique por dentro. 😉