O que usar para limpar o fogão?

Cuidar dos seus aparelhos domésticos permite que você prolongue a vida útil deles, fazendo com que cada um desempenhe seu papel com qualidade e segurança. E um dos eletrodomésticos que mais exige cuidados é o fogão.

Assim, você deve limpar o fogão com cautela, mantendo ele higienizado para preparar suas refeições. Pensando em uma maneira de ajudar você, abaixo apresentamos dicas incríveis para você deixar sua cozinha mais impecável.

Confira!

Dicas para limpar o fogão da minha casa

Podemos dizer brevemente que existem dois tipos de limpeza, aquela “leve” que rapidamente você faz e também a “pesada”; que requer um tempo a mais de dedicação sua, ou um tempo a mais para que o produto possa agir nas sujeiras.

Limpeza leve

Algumas vezes você usa o fogão para preparar algo simples e rápido, mas acaba sujando de forma superficial seu aparelho, então, você não precisa exagerar na limpeza. Nesse caso, utilize um pano úmido com poucas gotas de detergente neutro.

Passe o pano pelo fogão. Em seguida, lave o tecido e torça bem, passando-o novamente para retirar o sabão. Agora é só secar e seu fogão estará limpinho.

Limpeza mais pesada

Se você percebeu que seu fogão precisa de uma boa limpeza, então é importante que você remova a grade e as bocas.

Depois que você retirou essas peças, coloque as bocas em um recipiente que contenha 1 xícara de chá de vinagre misturado em 1 litro de água, mantendo elas de molho em quanto faz a limpeza do seu aparelho.

Com uma esponja, pingue algumas gotas de detergente anti-gordura e passe por toda a base do seu fogão, lembrando da tampa. Assim que você esfregou bem, deixe a espuma por 2 minutos, fazendo sua retirada com o auxílio de um pano úmido. Em seguida, seque tudo com um tecido seco ou papel toalha.

Volte sua atenção paras as bocas. Pegue uma por uma e esfregue com uma esponja e detergente, removendo toda a gordura. Retire a espuma com a água e seque. Coloque as novamente no lugar.

A grade você deve limpar com a esponja ou palha de aço, secando e recolocando no fogão.

Limpeza do painel dos botões

Limpeza do painel e dos botões

Para começar a limpar os botões e o painel do seu eletrodoméstico, primeiro é fundamental que o gás esteja desligado. Assim, você evitará acidentes.

Caso essas partes não esteja com muita sujeira, um pano com detergente é o suficiente para fazer a higienização.

No entanto, se você perceber que é necessário uma limpeza mais profunda, então, retire os botões (se for possível) e deixe eles de molho na solução que foi ensinada na dica anterior.

Depois de um tempo, basta esfregar com a esponja e remover o sabão com água.

Já o painel deve ter um pouco mais de cuidado para que ele não fique arranhado ou manchado. Por isso, ao esfregá-lo com a esponja, utilize a parte menos áspera. Não se esqueça de remover tudo com um pano levemente úmido e secar em seguida.

Assim, seu fogão estará totalmente limpo, livre de bactérias e fungos.

Lembrando que seu aparelho não pode estar quente quando você ficar a limpeza, pois a mudança de temperatura pode causar danos.

Limpar o fogão é bem simples, basta que você siga as dicas acima com cautela, evitando o excesso de produtos e tecidos abrasivos. Com isso, você terá uma cozinha sempre linda e higienizada.

Quer receber outras sugestões como essas? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Topo