Prato do microondas girando com a porta aberta? Cuidado!

Apesar do forno microondas ser um dos aparelhos domésticos mais utilizado, é necessário certas medidas de segurança, pois o uso inadequado pode ocasionar problemas de funcionamento, além de ser um risco para você e sua família.

Por isso, não utilize o seu microondas caso o prato dele esteja girando mesmo com a porta aberta. Além disso, observe outros cuidados que devem ser tomados.

Para que você fique por dentro do assunto, abaixo listamos algumas precauções que você deve ter.

Confira!

Cuidados necessários na hora de usar o microondas

Não ligue outro aparelho na mesma tomada

Sempre que você for utilizar seu microondas, lembre-se de manter apenas o cabo dele conectado à tomada, pois o uso de outros aparelhos conectados no mesmo lugar pode provocar acidentes domésticos envolvendo a energia elétrica, além de reduzir muito o rendimento do aparelho.

Não tape as aberturas de ventilação

O microondas possui aberturas que são necessárias para que haja ventilação. Ao obstruir algumas dessas partes você pode superaquecer o aparelho, fazendo com que ele tenha falhas em seu funcionamento.

Não coloque objetos sobre o aparelho

Muitas pessoas gostam de colocar enfeites sobre aparelhos de cozinha. No entanto nada pode ficar em cima do microondas, nem sequer uma simples toalha; pois isso pode provocar um incêndio.

Mantenha seu microondas limpo

Mantenha seu microondas limpo

Qualquer aparelho deve sempre ser higienizado para preservar a qualidade do mesmo e o seu funcionamento.

O microondas também precisa ser limpo regularmente, incluindo suas travas de seguranças, pois restos de comida podem entrar nessas partes, fazendo com que a porta não seja fechada corretamente.

Não coloque alimentos com os arames de vedação

Sempre que você colocar um alimento dentro do microondas, remova a embalagem, retirando todo o arame para evitar acidentes.

Além disso, verifique sempre no pacote do alimento o tempo indicado de descongelamento para que a comida não fique dentro do aparelho mais que o necessário.

Evite recipientes inapropriados

Alguns recipientes são propícios para serem usados dentro do microondas, enquanto outros devem ser evitados. Sendo assim, sempre que for esquentar ou cozinhar algum alimento dê preferência para vidros e cerâmicas.

Esses refratários podem ser utilizados sem problemas desde que não possuam filetes metálico. Já porcelanas e louças com frisos metálicos devem ser utilizados para preparos que sejam rápidos.

Inox, ágata, cristais ou peças de alumínios jamais deverão ser levados ao aparelho.

Perigo do microondas funcionar com a porta aberta

Por que não posso deixar o prato do microondas girando com a porta aberta?

Já reparou que o microondas quando está em pleno funcionamento operacional, só funciona com a porta fechada?

Isso porque deixar a porta aberta pode ocasionar um vazamento de ondas elétricas, emitindo radiação que pode ser prejudicial à saúde humana, causando queimaduras na pele e outros problemas mais graves.

Assim que você perceber que o seu microondas pode ser ligado com a porta aberta. Não utilize-o até que seja feito o reparo necessário.

O fato do prato do microondas permanecer girando com a porta aberta pode ser problema na micro chave de segurança que ajuda a manter a integridade do aparelho.

Ou seja, mesmo que faltando alguns segundos ou minutos para o aparelho parar, assim que você abrir a porta, o funcionamento é interrompido, correto?

Com o problema na micro chave isso não acontece, e é justamente nesse momento que pode ocorrer o vazamento de ondas.

Solicitando um orçamento

Mas esse problema não é sempre uma regra, por isso é muito importante examinar cada caso para descobrir o real problema.

Entre em contato conosco e agende uma visita para um orçamento sem compromisso. Ligue (21) 3351-2166.

 

Para receber dicas de manutenção e conservação dos seus aparelhos eletrodomésticos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Topo