Prato do micro-ondas não está girando? Saiba o que pode ser

O micro-ondas é um dos aparelhos domésticos mais utilizado, isso porque além de ser um produto que “cabe no bolso” das pessoas, ele é ágil na hora de esquentar ou descongelar um alimento.

Isso ocorre porque o aparelho faz com que as moléculas de água que estão nos alimentos, fiquem rotacionando, produzindo assim o calor necessário para que aqueça.

O problema disso é que podem ocorrer falhas no aquecimento da comida, pois o calor acaba não atingindo todo o alimento em si.

É por isso que a bandeja é giratória, pois ajuda a espalhar as ondas por todo alimento, possibilitando um aquecimento adequado.

Mas quando o prato do micro-ondas não está girando é sinal de que algo está errado.

Confira abaixo o que pode está acontecendo.

Microondas não está aquecendo a comida por igual

Por que o prato do micro-ondas não está girando?

Existem algumas causas bem prováveis e simples de serem consertadas. Você deve ficar atento e observar se:

A bandeja não está mal posicionada

Um dos motivos que pode levar a falha de rotação do prato é o mau posicionamento dele. Você pode reparar que em todo aparelho existe uma espécie de encaixe, onde a bandeja deve ser colocada.

Quando ela está fora do lugar, o prato fica travado, impossibilitado de exercer sua função corretamente.

O prato não está de cabeça para baixo

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas acabam colocando a bandeja do lado oposto. Por isso, se você observar que seu prato giratório não está funcionando adequadamente, então avalie se ele não está do lado contrário.

A bandeja possui um encaixe, onde ele deve ser posicionado na plataforma do micro-ondas. Ou seja, o encaixe deve estar para baixo, mantendo a parte lisa do prato para cima.

Alimentos grudados no micro-ondas

Em muitos casos, ao esquentar alimentos dentro do forno micro-ondas restos de comida podem ser jogadas para fora do prato, entrando nas rodas do anel da plataforma. Ou algum tipo de sujeira pode estar impedindo a rotação da bandeja.

Sendo assim, veja se isso não está acontecendo e mantenha sempre limpo seu aparelho doméstico, pois a higienização ajuda a impedir esse tipo de problema, além de preservar o seu aparelho, mantendo-o por mais tempo em plenas condições.

Prato do microondas não gira

Você está pressionando a função “cook”

Muitas pessoas costumam pressionar a função timer na hora de esquentar ou descongelar um alimento. No entanto, essa função não é a mais indicada, pois o tempo programado pode não ser o ideal no preparo da sua refeição.

Quando você for esquentar sua comida, pressione o botão “cook” para garantir qualidade e fazer com que a bandeja funcione corretamente.

Possível defeito no motor

Se você conferiu todas as dicas citadas acima e ainda assim a bandeja giratória continua não funcionando, então o problema pode estar no motor.

Nesse caso, para avaliar qual o defeito e se de fato está no motor é importante contar com um técnico especializado. Somente ele poderá fazer uma análise específica sobre o erro e diagnosticar o exato defeito em seu micro-ondas.

Para solicitar um orçamento sem compromisso, ligue: (21) 3351-2166.

Quer receber outras dicas como essas? Então assine nossa newsletter e receba gratuitamente em seu e-mail dicas de conservação e manutenção de seus eletrodomésticos.

Topo