Sabão líquido ou em pó? Quais as diferenças?

Na hora da compra sempre bate a dúvida: levar o sabão líquido ou sabão em pó? Afinal, quais as principais características de cada um e, o mais importante, qual lava melhor? Confira com a gente!

O sabão em pó geralmente é escolhido por pessoas mais tradicionais que o usam há anos e preferem não arriscar com o novo. Porém, muita gente experimenta a versão líquida e acaba gostando.

A questão é: os dois são boas escolhas, mas é preciso saber quando usar cada um. Vamos começar falando do produto que está há mais tempo no mercado:

Sabão em pó

A grande vantagem dele é o seu grande potencial de tirar manchas e acabar com as sujeiras, uma vez que a sua fórmula química é mais forte. Mas, isso também pode ser considerado um ponto negativo, uma vez que ele pode danificar tecidos mais finos.

Outro ponto é que sua fórmula é mais estável, o que ajuda muito na hora de misturá-lo com outros produtos, como alvejantes. Por outro lado, ele também costuma deixar as roupas mais manchadas, já que muita gente se esquece de diluí-lo na água.

Recomendamos seu uso da seguinte forma: antes de colocar as peças na máquina de lavar, dilua o sabão em pó na água de forma que não fiquem aquelas pelotas do produto. Também é importante usar a quantidade indicada na embalagem para evitar que os tecidos enfraqueçam.

Sabão Líquido Ou Sabão Em Pó? Quais As Diferenças?

Sabão líquido

A versão líquida é uma novidade dos últimos anos, mas para aproveitá-lo também é preciso usá-lo corretamente. De acordo com Fábio Malatesta, diretor de desenvolvimento de produtos das marcas Minuano e Assim, o sabão líquido tem melhor capacidade de se diluir nas roupas e por isso deixa menos manchas.

Essa característica também faz com que ele proteja as cores e qualidade dos tecidos. Outro ponto positivo, é que por ser líquido, ele proporciona uma lavagem melhor e em menor quantidade do produto, ou seja: garante maior economia!

Porém, ainda é preciso tomar alguns cuidados, assim como o sabão em pó; o líquido também é alcalino e tem a possibilidade de manchar o tecido. Por isso, antes de levar à lava roupas, dilua o produto em água.

Antes de colocar na máquina de lavar

Antes de misturar tudo, leia a embalagem do produto para entender qual a dosagem indicada para a quantidade de peças que se vai limpar. Geralmente, o rótulo do sabão mostra quantidades indicadas para uma lavadora de 10 kg. Então se ela é de 7kg ou menos, use apenas a metade.

Nunca se esqueça de diluir qualquer um dos dois tipos de sabão antes do contato com os tecidos para que não manchem ou fiquem resquícios nas peças.

Sempre que possível economize água. E para limpezas perfeitas finalize com o amaciante de sua preferência e mantenha sua máquina de lavar sempre limpa!

Gostou das nossas dicas sobre sabão líquido e em pó? Quer receber informações como essas? Assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos que farão diferença no seu dia a dia.

Topo