Qual o tamanho ideal da máquina de lavar para minha família?

qual o tamanho da máquina de lavar para uma família pequena

Quando você compra um equipamento ou aparelho para a sua casa, é importante avaliar a sua capacidade e verificar se todos os requisitos atendem suas necessidades. Com a lavadora não é diferente. Você precisa analisar a qualidade da marca, o tipo, o modelo e o tamanho da máquina de lavar para ter certeza de que a escolha é a mais certa possível.

Mas se você vive em dúvidas, abaixo vamos apresentar algumas dicas que vão orientar você na sua decisão.

Confira!

Como escolher o tamanho da máquina de lavar?

No mercado existem muitos modelos que atendem as necessidades de cada consumidor, tendo variedades de tamanho e preço. No entanto, ao contrário do que você possa pensar, optar pela ideal nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso ter calma e observar alguns pontos importantes.

Dentre os modelos mais comuns estão:

Máquina automática

Com esse modelo é possível programar o ciclo de lavagem, incluindo a centrifugação que ajuda na hora de torcer as roupas. Algumas marcas ainda possuem dosagem de sabão e amaciante para facilitar a lavagem.

Apesar de serem fáceis de usar, nem todas as marcas possuem a mesma capacidade. É fundamental conversar com o vendedor para conhecer a qualidade, consumo de energia e as demais informações do aparelho.

Além disso, essas máquinas possuem um preço alto e nem sempre cabe no orçamento familiar.

Semiautomática

As máquinas semiautomáticas também possuem tamanhos diferentes, mas ao contrário do modelo citado acima, o ajuste varia de acordo com a quantidade de roupa a ser lavada.

Por serem mais econômicas no consumo de água e energia, elas acabam sendo uma ótima opção para quem tem tempo de acompanhar a lavagem, mas é preciso ficar de olho, pois elas não fazem todo o trabalho sozinha.

veja qual o tamanho da máquina de lavar ideal para a sua família

Tanquinho

Os tanquinhos têm funções semelhantes às máquinas semiautomáticas, mas algumas marcas contêm esfregador igual aos tanques tradicionais.

Se você não tem família numerosa, pode ser uma boa escolha, pois são aparelhos mais baratos. Entretanto, você precisará ter atenção na hora de lavar suas roupas, pois terá que acompanhar o processo, intervindo na hora de abrir e fechar a torneira e no momento de escoar a água no final da lavagem.

Mini Lavadoras

Com o avanço tecnológico não é de se estranhar que as máquinas também passaram a oferecer um serviço mais prático. Esse é caso das mini lavadoras, uma ótima opção para quem mora sozinho ou lava poucas peças ao longo da semana.

Elas têm capacidade para suportar em torno de 1 kg de roupa e podem ser instaladas em qualquer lugar. Ainda possuem pouco consumo de energia e água. Ideais para roupas íntimas e mais delicadas.

Por serem práticas, a capacidade é reduzida, por isso, se você tem uma família grande, então esse não é o modelo certo.

A capacidade da máquina de lavar deve ser sempre levada em consideração, pois nem todos os modelos são fabricados para suportar a quantidade de peças que você deseja lavar de uma vez só. Por isso, avalie com atenção antes de comprar.

Gostou das nossas dicas? Que tal receber outras sugestões? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Topo